Por que a prata escurece? Cinco Maneiras de Como Limpar sua Joia de Prata

                              Por que a prata escurece?
                         Cinco maneiras de como limpar a prata  
                                       by Parisienne Prataria

      A prata é um material nobre que naturalmente sofre uma reação química quando em contato com o suor ou com ar (poluição). Essa reação se dá a partir do sulfeto de prata (substância natural da prata) com o sulfeto de sódio que é o sal com o enxofre (exemplo, suor, poluição ou substâncias de determinados alimentos como o ovo, brócolis, etc).

      A partir desta reação, surge uma camada preta, escura ou até amarelada sobre a joia de prata que é possível de ser removida, sim. E isso é uma excelente notícia. Afinal, as pratas são lindas e queremos tê-las sempre assim!

 Anel de Prata Solitário

 

Aprender a deixar sua prata limpa em cinco passos.

 

1)     Use o papel de alumínio: (técnica barata e prática) 🤩

 Faça uma mistura de uma colher de bicarbonato de sódio com uma de sal de cozinha diluídos em água quente (sem estar fervendo). Coloque suas peças dentro do papel de alumínio de maneira que fique “folgada” para que a água com a mistura possa entrar dentro do alumínio.

 Deixe por meia hora, e ao retirar suas peças, você perceberá que elas ficarão limpinhas. Isso serve tanto para joias de prata como para outros tipos de prataria de cozinha. Faça o teste. Por esse método, não se gasta quase nada.

 


2)     Água morna e sabão neutro: (técnica barata, prática e amigável ao meio ambiente! 😉)

  Mergulhe suas joias em prata em uma vasilha com água morna misturada com sabão neutro. Deixe-as por uns 10 minutos e aguarde. Passado esse tempo, utilize uma escovinha de cerdas macias, e massageei-as dentro da água para que o escuro da prata saia devagar.

  Enxugue as joias e termine de “polir” com a flanela. Você verá que já dá um brilho bem interessante. Não é uma técnica perfeita, mas já dá para dar um brilhozinho.

 

3)   Flanela mágica: (técnica prática) 😎

  Existe no mercado uma flanela que se chama mágica que é utilizada para retirar a camada escura que se forma em cima da prata.  Ao polir suas joias, você ficará abismado como sua joia de prata voltará a ficar novinha como antes.

  Brinco de Argola de Prata Esfera com Madrepérola

4)     Pasta de dente: (técnica barata, prática. Receita das clientes) 🥰

 Existe uma técnica barata, caseira que é com a pasta de dente branca. Nossas clientes fazem e dizem que dá certo. Ainda não testamos, porém, a receita é a seguinte:

 Coloque uma colher de sopa de pasta de dente branca dentro de uma panela pequena limpa. Mistura a sua joia na pasta de dente e dá aquela lambuzada na prata.

 Depois de uns minutos, coloque um ou dois copos de água dentro desta mesma panela, e ligue o fogo. Quando a água começar a esquentar, você vai perceber que a pasta de dente vai começar a dissolver na própria água.

  Depois de um tempo, retire suas joias e seque-as. A prata voltará a ficar bem limpinha. Dizem que é uma técnica infalível. Uhuu!

  

5)     Produtos Limpadores de Prata: (técnica prática, não muito barata e nada amigável ao meio-ambiente 🤨)

  Existem no mercado alguns produtos que limpam tanto as joias delicadas de prata como as grandes pratarias. Elas são muito boas sim, porém como há substâncias químicas como o solvente, isso pode gerar algum tipo de alergia. O que se deve ter cuidado.

 Caso você opte por este procedimento, sugerimos que você utilize uma flanela, coloque um pouco deste produto e esfregue delicadamente sua joia.

 Terminado este processo, pegue outra flanela limpa e retire o excesso do produto como forma de dar um melhor acabamento e mais brilho na peça e, ao mesmo tempo, para minimizar o contato com tais substâncias químicas.

 

FIQUE DE OLHO

Por fim, porém, não menos importante, é que o fato de a prata escurecer ou amarelar não tem a ver com a qualidade do produto, e sim por uma questão da própria natureza do metal.

 Outros metais nobres também como o ouro, por exemplo, também ficam suja e até esverdeadas, e nem por isso, não é um metal nobre ou de boa qualidade.

   Enfim, limpar suas joias de prata é super importante de tempos em tempos. Conheça nossas joias em prata que são um arraso. Lindas, adoráveis, super estilosas e na moda cuja prata tem garantia vitalícia de fábrica.

  

OUTRA DICA DA PRATA - O QUE INDICAMOS

Se você gosta de anéis, braceletes, berloques, choker ou gargantilhas de prata 925 com ou sem zircônia, venha nos conhecer no www.parisienneprataria.com.br ou mesmo no Instagram.

 

    👉  Se você gostou dessa informação, compartilhe-a e siga-nos no Instagram. Conheça nosso site que foi feito com tanto carinho para vocês que tanto amam a prata e não deixem de se inscrever na nossa Newsletter.

  

Compartilhar boas informações é um dever de cada um de nós. Compartilhe. Share. 💖

 

 

Instagram: @parisienne.prataria

 Facebook: https://www.facebook.com/parisienneprataria

 Página Web: www.parisienneprataria.com.br 

 Whatsapp: (11) 93454-4447

 e-mail: contato@parisienneprataria.com.br

 São Paulo - SP



Comentários